quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

BELLA Crepúsculo, a rainha do feminismo é odiada pelas mulheres ???


Bella, a mocinha da saga crepúsculo, parece ter sido criada pela escritora Stefan Meyer para ser símbolo do movimento feminista, no entanto as mulheres, público alvo da saga, detestam a personagem, por quê?

Na saga, Bella acaba se mostrando como “a garota que pode tudo”, a moça é disputada pelos dois seres sobrenaturais mais “gatos” de Forks, (nojo), aliás, gatos não, lobo e morcego. Jacob, o lobisomem, e Edward, o vampiro de características um tanto duvidosas, afinal, vampiros que brilham no sol ainda não me convenceram, todavia não discutiremos isso, são feitos de tolos, e digo tolos para ser educado às personagens. Essa relação fica ainda mais explicita em ECLIPSE a terceira série da saga.

Em diversos momentos de Eclipse, pode-se ver como os dois rapazes, movidos pelo seu amor doentio, são subordinados ao extremo à Bela. Por mais que ela faça, os apaixonados ainda morreriam, matariam, e provavelmente se suicidariam se necessário isso fosse para protegê-la. Todo enredo criado pela autora Meyer, coloca Bela no topo, da eterna disputa entre homens e mulheres.

Não podemos negar que a cultura machista natural do Homem, desde sempre colocou, e ainda coloca, o sexo masculino em primeiro lugar, e, por mais que as mulheres ganhem espaço, o machismo prevalece seguido até mesmo pelas mulheres. Meyer, ao criar Bela, inverte os papéis. No romance Bela, a mulher, é quem manda, manipula, é quem está à frente na batalha. É a mulher, que pode ter os dois rapazes, ambos sabendo da situação, porém dispostos a aceitar, a esperar pela decisão definitiva da moça. Trocando as posições dos sexos, a situação não é semelhante à cultura e literatura antiga? 

É importante ressaltar dois pontos. Um para melhor entendimento da obra, e outra para reforçar a visão proposta por essa crítica, são eles: Primeiro; os motivos que levam os rapazes a concordar com os caprichos da protagonista são o magno amor que sentem, citado antes, e, para a personagem Edward, o mais tolo entre os dois, a culpa, já que a moça está disposta a renunciar a vida humana, abrir mão da própria alma, para ficar com ele. Para Edward, uma atitude extremamente erronia. E segundo; no fim de Eclipse, Bela, na verdade a própria Meyer, deixa claro que a decisão da moça de se tornar uma vampira não está somente ligada ao amor por Edward, mas também ao encontro com si própria, só para novamente mostrar sua superioridade e independência, e assim marcar mais uma vez o feminismo.

E por que, afinal, a maioria das leitoras não gostam de Bela?! A resposta é simples. Felizmente, a maioria das pessoas ainda abominam o tipo de conduta adotado pela protagonista, como trair, tirar proveito das pessoas, principalmente as que lhe depositam um tipo de afeto, mentir ou enganar. Além de causar ciúmes propositalmente, atendendo seus desejos sexuais.

Quero deixar claro que não sou contra qualquer tipo de manifestação feminista, apenas aponto um por mim enxergado que parece não ter funcionado.

Gostou? Odiou? Concordou? Achou Tolice? Blog This!

Um comentário:

  1. Bom eu sou suspeita para falar algo sobre a saga Twilight, porque você mais do que ninguém soube o como passei boa parte vidrada em cada livro. Hoje em dia acabou perdendo toda a magica para mim, em parte eu ainda acho a historia fantastica. Apesar de achar a Bella sem açucar e sal nenhum, e ter uma visão completamente diferente da sua, tenho que dizer estou muito contente por finalmente você ter feito um blog. E mais ainda por sempre estar no meu, sabe o como isso é importante para mim não é? Então bem-vindo Bottoni, estou aqui acompanhando seus post's então trate de não ficar muito tempo sem postar. KPOSAPKOAS ♥

    ResponderExcluir